6 de mai. de 2011

05 - Pesquisa Escolar

Clique na imagem para melhor visualização.
Basta ir em um buscador, digitar o tema do trabalho, usar o
Ctrl+C e Ctrl+V pra finalizar, e "o trabalho esta pronto". Isso é o que pensa os
estudantes, porque o trabalho esta incompleto mesmo que tenha
todas as informações do tema, o que falta é o conhecimento que ele obteve com
o trabalho, sendo assim, perdendo o foco principal que é a aprendizagem do
assunto. Mas como os professores lidam com isso?

Realmente os professores não sabem como lidar com isso, além de ser uma pratica muito usada, os alunos acabam ficando sem saber absolutamente nada sobre o tema abordado, identificar uma cola é fácil, mas isso é o menos importante, o que vale mesmo é mostra ao aluno o valor do conhecimento.
Se o professor simplesmente pede ao aluno para pesquisar tal conteúdo, sem maior orientação ou contextualização, estará dando a ele todas as chances para plagiar ou ainda para realizar uma ação mecanizada, que não gera nenhum aprendizado. Dessa maneira o professor estará prejudicando o estudante, transformando-o em um alienado. E se isso continuar, certamente, o aluno passara a ter certas dificuldades em algumas áreas como estudos do tema, resumos e leitura de livros, como ele já esta acostumado com a rapidez e simplicidade poderá até achar um livro de 26 paginas como o maior que ele já leu. Os professores devem levar em conta que isso tem que ser cortado da vida dos alunos. cortar a pratica de pedir pra fazer pesquisas não é uma opção, os professores devem orientar e ajudar o aluno sobre o tema abordado, caso seja uma apresentação do trabalho pra turma, deve deixar bem claro que não ira querer quaisquer leitura a frente apenas o que entendeu do assunto, esse é um dos primeiros passos pra impedir isso, o resto é a critério do professor. Assim ira impedir que os alunos passem a ser preguiçosos perante a certos trabalhos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário